voltar

Recomendações para consultas e exames

Priorizando a saúde e segurança de nossos associados, por motivos preventivos contra a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), a Blue Med Saúde adotou ações para diminuir o risco de propagação do vírus.

1) Tenho uma consulta/exame agendado. Como prosseguir? Evite consultas e exames eletivos, ou seja, que não são considerados urgência e emergência, seguindo a política de minimização de riscos e contaminação, principalmente aos que pertencem ao grupo de risco.

2) Gostaria de agendar uma consulta ambulatorial de rotina. Como devo proceder? Neste momento, devido a pandemia do Coronavírus (Covid19), estamos adequando o agendamento de consultas ambulatoriais, seguindo as orientações dos órgãos governamentais para diminuir a circulação de pessoas e o risco de propagação do vírus.

3) Estou em tratamento oncológico. Como devo agir? Os pacientes em tratamento oncológico permanecerão com o atendimento presencial normalmente.

A Blue Med Saúde preservará a continuidade de todos os atendimentos essenciais a fim de garantir a total assistência aos seus associados, pensando sempre em promover saúde com segurança.



O que você precisa saber e como se prevenir

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados em 1937, no entanto, foi em 1965 que o vírus foi classificado em decorrência de seu perfil em forma de coroa, que pode ser observado em sua microscopia. O novo agente do Coronavírus (COVID-19) foi descoberto em 31/12/2019, após casos registrados na China.



Período de incubação Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.



Período de Transmissibilidade De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas. É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus.



Formas de Transmissão

Sintomas

Os sintomas são bastante variados

Mais comuns:
  • Tosse seca ou com secreção;
  • Febre acima de 37,8°;
  • Dores no corpo;
  • Congestão nasal;
  • Inflamação na Garganta;
  • Diarreia.
Mais graves:
  • Dificuldade respiratória aguda;
  • Insuficiência renal.

Medidas Preventivas

Lavar frequentemente as mãos, principalmente após o contato com pessoas, objetos e antes de se alimentar

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, garrafas, celulares

Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas

Usar lenços descartáveis para a higiene nasal

Cobrir nariz e boca com o braço ao espirrar ou tossir

Evitar tocar nas mucosas dos olhos

Quando procurar assistência médica

Autoridades de saúde brasileiras destacam que o momento não é de pânico e orientam que apenas pessoas com febre persistente e algum desconforto respiratório ou falta de ar, procurem as unidades de saúde.

Busque por informações oficiais e evite a disseminação de fake news.
Ministério da Saúde: www.saude.gov.br

voltar